728x90 AdSpace


  • Plantão

    quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

    Nordeste e Sudeste juntos detêm 70% dos Cras e 60% dos Creas do país


    Isso é o que mostra o levantamento feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que foi apresentado no Encontro Nacional de Monitoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em 2010.
    A Região Sul ficou em terceiro lugar, com 15% das unidades. As regiões Norte e Centro-Oeste são as menos beneficiadas pelos centros de referência. Cada uma conta com 8% dos Cras existentes no país. O levantamento, chamado de Censo Suas 2010, foi feito por meio de questionários disponibilizados no site do MDS. As prefeituras responderam aos questionários com informações sobre cada Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Cras da cidade.
    Para a secretária nacional de Assistência Social do MDS, o crescimento no número de Cras foi importante. “O aumento da rede de assistência é fundamental, e além de aumentar o número de Cras, com essas informações do Censo Suas nós podemos saber o que melhorar”, disse. Em 2008, havia 5.074 unidades; passando para 5.798 no ano de 2009.
    O número de Creas é menor do que o de Cras. Enquanto existem 5.798 Cras em todo o país, são 1,2 mil Creas. A maior parte dos Creas também está localizada no Nordeste, que conta com 31% dos centros de referência especializados. Em seguida aparece o Sudeste (28%), Sul (18%), Centro-Oeste (13%) e Norte (10%).
    O Censo Suas indicou que 44,3% dos Cras contam com recursos federais e municipais para sua manutenção. A porcentagem dos Cras que recebem apenas verbas federais é de 24,1% e os que funcionam somente com dinheiro dos municípios representam 12,6%. Os Cras que se mantêm com recursos das três esferas de governo chegam a 13,6%.
    Entre os Creas, a maioria recebe recursos de mais de uma fonte (67,2%). Os que são mantidos por recursos federais representam 24,8% e os que contam só recursos municipais correspondem a 6,2%.
    Fonte: Agência Brasil

    OBS: Porém os números divergem dos números que recebi em 2011 da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação que mostram um número dos CRAS e dos CREAS muito superior a esses informados pela Agência Brasil...(Número de CRAS igual a  7.038 em todo pais, e o número de CREAS é de 2.242, sendo que Cofinanciados: 2.166 e com recursos próprios temos 76.
    Caso algum leitor queira dar sua contribuição, pode nos irformar através de e-mail.
    • Comente pelo Blogger
    • Comente pelo Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Nordeste e Sudeste juntos detêm 70% dos Cras e 60% dos Creas do país Rating: 5 Reviewed By: O Melhor dos melhores
    Scroll to Top