728x90 AdSpace


  • Plantão

    terça-feira, 28 de junho de 2011

    CGU identifica irregularidade do Bolsa Família em 17 municípios do Piauí


    A desempregada Neyara Maria, 28 anos, moradora da Vila da Paz, zona sul de Teresina, tem três filhos com menos de dez anos de idade. Desde 2007, ela busca incluí-las no programa Bolsa Família, do Governo Federal, mas sempre tem seu cadastro recusado. O motivo, nunca lhe explicaram direito. “Já levei toda a papelada, mas sempre que foi a Caixa nunca saiu o cartão”, conta.

    Neyara é apenas uma entre milhares de pessoas no Piauí que tem o direito de receber o benefício, por conta da renda familiar abaixo dos R$ 120 mensais, mas encontram dificuldade em concretizar o seu cadastro. Entretanto, no outro lado da ponta, outras centenas de pessoas recebem verba do Bolsa Família sem precisar. Este fato foi constatado em 17 municípios do Piauí pela Controladoria Geral da União (CGU) nos últimos dois anos.

    “São aposentados, empresários, secretários municipais, parentes do prefeito e até mesmo cadastradores do programa nas cidades que recebem o benefício irregularmente. Pessoas que tem carro na garagem e renda bem acima da exigida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS)”, afirmou Orlando Vieira, chefe da CGU no Piauí, em entrevista a TV Clube, explicando que as irregularidades foram constadas em fiscalizações in loco.

    De acordo com Orlando, essas fiscalizações acontecem através de um programa realizado pela CGU, em Brasília, onde uma média de 60 municípios é sorteado para que técnicos do órgão façam uma fiscalizações minuciosa. “Geralmente são sorteados de dois a três municípios de cada Estado, perfazendo um total de 60”, conta. Esse programa de fiscalização existe dês 2003 e já sorteou quase 70 cidades piauienses.

    Orlando Vieira conta que ao constatar a irregularidade um relatório é feito e encaminhado para os órgãos competentes, como Ministério Público e Secretarias de Estado, para que sejam tomadas as devidas providências. No Piauí, mais de 430 mil famílias recebem o Bolsa Família, recebendo mensalmente mais de R$ 50 milhões de repasse. Segundo o coordenador do programa no Estado, Roberto Oliveira, todas as denúncias são investigadas.

    “É obrigado da pessoa que recebe o Bolsa Família de forma irregular ou que não precisa mais do mesmo, por ter conseguindo um emprego ou renda maior, entregar o cartão. Entretanto, nem todos fazem isso. Nos últimos meses recebemos apenas dois cartões devolvidos”, ressalta, lembrando que cerca de 800 técnicos foram treinados recentemente para atualizar o cadastro único e evitar as irregularidades.

    Fonte: Site piauihoje.com
    • Comente pelo Blogger
    • Comente pelo Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: CGU identifica irregularidade do Bolsa Família em 17 municípios do Piauí Rating: 5 Reviewed By: O Melhor dos melhores
    Scroll to Top