728x90 AdSpace


  • Plantão

    segunda-feira, 26 de setembro de 2011

    5ª Ação que não pode faltar em uma gestão de Cadastro Único & Bolsa Família


    O grande problema que cerca aqueles que trabalham com o aplicativo "Cadastro Único" em sua nova versão, uma hora ou outra se veem cercados por dúvidas, muitas intrigantes até, porém não será dessas dúvidas que vamos falar, pois para que um profissional tenha êxito em uma área tão polemizada como esta é necessário que ele tenha alguns atributos essenciais para que o seu papel como gestor, coordenador, ou simplesmente operador seja traduzido por êxitos profissionais..
    Ai, quem sabe você possa me perguntar: Mas como, se passam dias e noites e os problemas ocasionados por falhas no aplicativo prejudicam o andamento dos trabalho do dia dia?
    Ninguém consegue grandes resultados da noite para o dia, não existe receita eficaz quando estamos falando em gestão operacional, temos como exemplo a própria CAIXA que já vem trabalhando na V.7 há mais de 6 anos, e quando menos se esperava, novamente algumas decepções com a v.7. Não podemos discordar do esforço da CAIXA em tentar corrigir essas falhas, porém temos que admitir que essas falhas prejudicam e muito o andamento e o planejamento de ações.
    Muitos operadores, gestores, coordenadores são colocados no cargo por indicação, por vontade politica, sendo que uma grande porcentagem dos Coordenadores de hoje se encontram uma hora ou outra sem instrução, pois não receberam a capacitação adequada para encarar uma situação que exige conhecimento técnico em certos assuntos...porém se alguém espera que eu vá xingar a CAIXA nessas linhas se enganou, eu já arranquei cabelos demais tentando alertar a CAIXA de falhas, algumas a CAIXA faz questão de assumir, outras ela omite, pois não quer admitir a incompetência de quem trabalha no desenvolvimento e manutenção de seus aplicativos.

    Os postos de cadastramento, Centros de referência, Secretarias assistenciais estão cheias, ou porque não dizer lotadas de pessoas incapacitadas, são pessoas que não somam, não contribuem, não aparecem, não apresentam soluções, é "em cima" desta palavra que quero dialogar com  vós.
    Quero hoje falar de um sujeito chamado"SOLUCIONADOR"
    Mas o que ou quem na verdade é o solucionador?
    São indivíduos que tem uma capacidade incomum de detectar problemas e apresentar soluções, são pessoas que não estão no setor de cadastramento por acaso ou não assumiram o cargo de gestor, coordenador, sei lá mais o que por serem simplesmente amigas do prefeito ou terem votado para ele nas últimas eleições...
    Muitas cidades estão afundadas no quesito IGD graças a falta de competências de quem comanda o setor responsável pelas inclusões, visitas, atualizações cadastrais etc. Esses setores estão superlotados de pessoas que mesmo tendo feito algum tipo de capacitação não adquiriram maturidade suficiente para deslocarem a situação social do seu município e passam o dia e a noite culpando o aplicativo da CAIXA, e por certo lado não discordo com elas pois os aplicativos da CAIXA possuem sua parcela de culpa, mas afinal onde está o tal do "SOLUCIONADOR"?
    Não sei se você prestou atenção nas duas imagens que antecedem estas palavras, mas elas dizem muito a respeito desse tal sujeito, e dentre essas linhas eu vou mostrar pra você como você pode passar a ter o mesmo perfil....
    Vou mostrar pra você quão simples é essa divisão de perfis:
    O Funcionário normal encontra o problema.
    O "SOLUCIONADOR" não só diagnostica o problema, como apresenta soluções evidenciais para a sua solução.

    O funcionário normal não consegue entender porque o índice do IGD caiu tanto, porém ele não procura investigar.
    O "SOLUCIONADOR" se intriga com essa situação, busca relatórios, não admite um retrocesso.

    O funcionário normal só consegue investir em si mesmo, não divide o que sabe com ninguém, pois acredita que se dividir, logo logo o outro saberá mais do que ele, e o seu cargo estará ameaçado.
    O "SOLUCIONADOR" aprendeu a repartir o pão, ele aprende que repassar conhecimento aos companheiros de serviço é muito mais importante do que retê-lo.

    Continua...

    • Comente pelo Blogger
    • Comente pelo Facebook

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: 5ª Ação que não pode faltar em uma gestão de Cadastro Único & Bolsa Família Rating: 5 Reviewed By: O Melhor dos melhores
    Scroll to Top